Mostrando postagens com marcador Bolos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolos. Mostrar todas as postagens

BOLO DE MACAXEIRA (MANDIOCA)



Eu tenho uma receita ótima de Bolo de Mandioca (aqui na minha terrinha é macaxeira), mas sempre gosto de variar. Dai fiz essa.
Com café nada melhor.
Oh, a princípio achei a aparência da massa meia  estranha:muito mole, líquida, e outra, estranhei não ter farinha de trigo, mas resolvi seguir a receita e deu super certo.

Encontrei a receita aqui




Ingredientes
  • 2 ovos;
  • 270 g de açúcar (1 xícara e 1/2);
  • 40 g de manteiga em temperatura ambiente (2 colheres de sopa);
  • 200 ml de leite de coco (1 garrafinha);
  • 500 g de  mandioca crua ralada
  1. Coloque em uma tigela os ovos, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente
  2. Mexa muito bem até ficar homogêneo
  3. Acrescente o leite de coco e quase toda mandioca ralada, reserve uns 50g
  4. Misture bem
  5. Despeje em uma forma untada com manteiga utilizei uma redonda de 21 cm de diâmetro
  6. Decore com o restante da mandioca ralada

    Leve ao forno preaquecido 180ºC por aproximadamente 50 minutos








Como boa nordestina sou doida por um bolinho de macaxeira!

Bolo de Banana



Gosto de ter algo doce em casa. Esse final de semana nem fiz nada, mas hoje decidi preparar um bolinho rápido. Vi essa receita publicada no Facebook, e de cara gostei.Nada complicada, nem demorada e que leva algo que nunca falta na minha casa: banana! Fiz, gostei e recomendo. A receita pode ser encontrada aqui, inclusive com um vídeo.

INGREDIENTES

  • 4 bananas maduras
  • 120 g de farinha de trigo (1 xícara)
  • 360 g de açúcar (2 xícaras) 
  • 2 ovos
  •  20 g de margarina (1 colher de sopa) 
  • 80 mL de leite (1/3 xícara)
  •  5 g de fermento (1 colher de chá) 


 INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO 

 Corte as bananas em rodelas e reserve. Leve metade do açúcar (1 xícara) ao fogo bem baixo. Deixe ir derretendo aos para fazer uma calda de caramelo. Assim que derreter por completo despeje rapidamente em uma forma pequena,Faça movimentos para que ocupe todo o fundo antes de endurecer. Coloque todas as rodelas de banana sobre o caramelo.Em uma batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata bem até ficar esbranquiçado.Acrescente a margarina, farinha e o leite e bata mais um pouco. Caso sobre algumas rodelas de banana pode acrescentar no bolo. Eu acrescentei e ficou ótimo! Por último adicione o fermento. Despeje sobre o caramelo com as bananas. Leve em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos Desligue o forno e espere esfriar por uns 10 minutos e desenforme ele morno!!!! Se demorar para desenformar a calda ficará dura e o bolo preso na forma!




Bolo de Laranja



Já viu formiga não gosta de doce? Não existe. Aqui em casa temos um formigão (marido) e uma formiguinha, euzinha. Ontem, busquei um docinho a tarde para lanchar, um chocolate, ou pelo menos um  biscoitinho, e... af, nada.Que fazer? Preparar aqueles bolos tipo liquidificador: super rápido! Queria um bolo, mas sem recheio,, sem cobertura, simples para tomar com uma bela xícara de café ou no caso dos filhos, com coca-cola (pode?! kkk. Para eles pode kkk). Encontrei essa receita.Enfia tudo no liquidificador, derrama na forma e pronto, parte para apreciar.

Ingredientes:
  • 3 ovos inteiros;

  • 1 xícara de chá de suco de laranja natural (pode ser suco de outra fruta);

  • 1 xícara de chá de óleo;

  • 1 e ½ xícara de chá de açúcar;

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Calda

1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de chá de suco de laranja natural

  • Raspas de laranja para decorar

Modo de Preparo: Em um liquidificador, coloque os ingredientes na ordem da receita e bata até que fique uma massa homogênea. !
Leve par assar em forno médio (180°C) preaquecido em forma de orifício central untada e enfarinhada, até assar por completo. Deixe esfriar e desenforme.



Modo de Preparo da Calda
  1. Coloque os ingredientes em um recipiente e mexa até a laranja se incorporar no leite condensado.

  2. Regue o bolo a seu gosto.

Não fiz a calda. Ficou ótimo!



Bolo de Macaxeira com Coco no Liquidificado




Meu genro gosta demais de bolo de maxeira. Alias, no que diz respeito a bolos, esse é o único que ele gosta.

Sempre compro para ele, mas dessa vez resolvi eu mesma fazer. Procurei uma receita aqui na net, esse é a minha cara: no liquidificador e leva coco que eu gosto muito. Super fácil, rapidinha e muito gostosa. Vale tentar!
  • 1 kg de macaxeira;
  • 3 xícaras (chá) de açúcar;
  • 100 g de margarina;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 1 pacote de coco ralado;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 3 ovos
Como fazer
Descasque a macaxeira, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso.
No liquidificador, coloque a macaxeira, o leite, os ovos, o leite de coco e a margarina.
Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
Despeje o creme em uma forma redonda untada e coloque a massa no forno por 35 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo. 
 Prontinho o seu bolo de macaxeira, ou aipim, ou mandioca. Com uma xícara de café é tudo de bom!

Bolo Pega Marido.



Não sou lá essa fã toda de cozinhar,mas fazer doces e bolos é algo que me agrada mais. Quando vi essa receitinha na Facebook, ui, logo salvei e resolvi fazer por vários motivos: é de liquidificador kkk, e gosto de fazer receitinhas rápidas. Depois leite condensado e coco é uma combinação irresistível, mas ainda pra mim que gosto demais de coco.
Maridão e filhote aprovaram. Essa vou guardar e repetir.





Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite integral
1 vidro pequeno de leite de coco
A mesma medida da lata de farinha de trigo especial (ou comum)
1/2 medida da lata de açúcar
3 ovos grandes inteiros
3 colheres de sopa de margarina
Não vai fermento


Modo de Preparo:
1. Bata todos tudo no liquidificador
2. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada
3. Leve ao forno médio (200°C) até dourar, 30 a 60 minutos, depende do forno
4. Faça o teste do palito para retirar do forno
5. O bolo fica com consistência de uma queijada e é muito gostoso

Dica: Para fazer uma cobertura leve ao fogo 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 pacote de coco ralado. Deixe ferver e coloque quente sobre o bolo. 

Obs: A consistência não é a de um bolo comum. O tempo de forno varia de acordo com o forno, pode ser de 30 a 60 minutos.



Apesar de já ter pego meu maridão eu recomendo esse bolo. Sempre é bom pegar novamente kkk.
Beijos, e tudo de bom para todos.

Bolo Pamonha.



Receitinha antiga essa! Já postei no meu outro blog que foi apagado.
Agora a tarde resolvi fazê-lo para tomar café mais tarde.
Muito rápido de preparar, econômico e gostoso!
Ótimo com uma bela xícara de café.
Lá vai a  receita.

Ingredientes:

  • 1 lata de milho com a água;
  • 1 copo de fubá (200 gr);
  • 1 copo de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres de sopa bem cheias de margarina;
  • 1 garrafinha pequena de leite de coco (200ml)
Modo de Preparar:
Coloque tudo no liquidificador e bata. Unte uma forma margarina e fubá. Coloque em forno preaquecido até que o palito saia ligeiramente úmido. Assim o bolo não fica duro, e ressecado!




Bolo de Caneca




Bolo de caneca não é mais novidade para ninguém, exceto eu, que nunca fiz rsrsrsrs.
Nem estava pensando nisso, mas queria comer uma coisa docinha a tarde. O que posso fazer que seja doce, gostoso, e bem rapidinho? Olhando na net, dei de cara com o tal bolinho. "Hum,boa ideia! E tenho tudinho!". Assim, fiz meu bolinho de caneca com algumas mudanças



Ingredientes:

- 1 ovo;
- 4 colheres de sopa de leite; (tinha um pouco de leite de coco, então, substitui)
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 colher de café de fermento (a farinha já tinha fermento)

Modo de preparo:

Bata o ovo com o garfo, acrescente o óleo, açúcar, leite, chocolate e bata mais um pouco. Coloque a farinha, o fermento e mexa delicadamente até incorporar
Leve ao micoondas por 4 minutos e esta pronto o nosso bolinho!!
Encontrei a  receita aqui.

E.T: Fiz na batedeira mesmo e usei o forno tradicional, pois fiz mais de um.


Acrescei recheio e cobertura.

Quando o bolo estava quase pronto enfiei um generoso pedaço de chocolate. A cobertura foi um  ganache de chocolate com um pouco de granulado.


Vocês devem estar se perguntando: "Ora, mas não está na caneca!". Achei-o tão lindo e queria mostrar o recheio no meio, que resolvi servir no pratinho mesmo.
Vou repetir a receita com outros recheios, e coberturas.
Beijos, e esqueçam a dieta. Um bolinho desse não mata ninguém kkkk.

BOLO DE BANANA



Saiu do forno quase agora.
Ótimo com uma simples xícara de café!
Ingredientes
2 bananas-prata
1/2 xícara (chá) de manteiga (em temperatura ambiente)
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Unte uma fôrma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

3. Coloque a farinha e o fermento numa tigela, passando pelo fermento.

4. Descasque as bananas e amasse com um garfo.

5. Na batedeira, junte a manteiga com o açúcar e bata à velocidade alta até obter um creme fofo.

6. Sem parar de bater, adicione os ovos, um a um. Junte as bananas amassadas. Reduza a velocidade e adicione a farinha com o fermento aos poucos. Junte a essência de baunilha e bata apenas para misturar.

7. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito: se sair limpo, está no ponto.

8. Retire o bolo do forno, deixe esfriar e desenforme sobre um prato de rocambole. Sirva a seguir.

Se desejar polvilhe com açúcar e canela.
Buon Appetito!


(não sei a razão da foto ter saído um horror, mas o bolinho ficou show!)

Ah, a receita do site Panelinha,da Rita Lobo.

Uma noite abençoada para todos!

Bolo de Cenoura com Pedacinhos de Coco e calda de Chocolate





Ingredientes da massa:
  • 1 xícara de açúcar;
  • 3/4 xícara de (chá) de essência de baunilha (se não tiver sem problemas);
  • 3 ovos;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de  fermento em pó;
  • 1/4 (chá) de bicarbonato de sódio ( é opcional, mas deixa um bolo hiper fofo);
  • 1 colher (chá) de canela em pó (opcional);
  • 1 1/2 xícara de cenoura crua RALADA, OU PASSADA NO PROCESSADOR;
  • 1/2  xícara (chá) de coco ralado seco
Ingredientes da Cobertura
  • 8 colheres (sopa) de leite;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina);
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (pode ser também achocolatado);
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo
Bata na batedeira todos os ingredientes exceto a cenoura, o coco, e o essência de baunilha. Por fim, acrescente esses três ingredientes com uma colher. Misture.
Coloque em forma untada e enfarinha. Leve ao forno preaquecido. Retire quando enfiar um palito e sair limpinho.

Preparo da cobertura
Coloque os quatro primeiros ingredientes numa panela e leve ao fogo. Deixe fervendo em fogo brando até formar uma calda. Terminado acrescente a essência de baunilha.
Espere o bolo esfriar, e um pouco também a calda. Derrame sobre o bolo. Deixe esfriar e sirva


Ficou tão fofo que não pude tirar foto da fatia pois despedaçou! Bom demais!

Beijos, e uma quarta-feira abençoada para todos!

Bolo de Maracujá com Chocolate




Ingredientes para a massa do bolo

  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/3 de xícara de açúcar refinado;
  • 3 ovos grandes inteiros;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 caixa de creme de leite (200 g);
  • 1 maracujá grande com semente;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó



Cobertura:
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1 barra de chocolate (pode ser amargo ou ao leite)
Derreta o chocolate em banho-maria e  acrescente o creme de leite.

Como fazer o bolo

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira.
Adicione os ovos e bata até que a mistura fique esbranquiçada.
Junte metade da farinha de trigo, metade do creme de leite e misture bem. Junte a outra metade da farinha e do creme e o suco de maracujá. Misture até incorporar. A massa deve ficar fica lisa, bonita e um pouco consistente. Junte o fermento emisture. Coloque a massa do bolo em tabuleiro pequeno untado com    manteiga e enfarinhado. Leve o bolo ao forno médio preaquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Espere esfriar um pouco e coloque a cobertura de chocolate.




Coloquei uns pedacinhos de Bis somente para dar um up na apresentação.
Amadinhos (as) final de sábado abençoado, um lindo domingo e não se esqueçam: sejamos como o Rei Davi: "alegrei-me quando me disseram. Vamos a Casa do Senhor!! Amanhã é dia de estarmos na Casa do Pai com a familia de Jesus Cristo, louvando ao nosso Deus!!!!





Nayara

Bolo de Limão com Creme de Leite






Sou uma formiga! Doida por doces, bolos. Se não tem um docinho em casa fico resmungando: "poxa, não  tem nada doce para comer!". Marido, as vezes, brinca e diz: "Comer açúcar!". Hum, muito engraçado ele.
Gosto daqueles bolos super cremosos: cobertura, recheio muiiiito! Mas, uma vez ou outra também gosto de um bolinho simples com uma xícara de chá.
Assim, quando encontrei essa receitinha simples de bolo de limão com creme de leite logo resolvi fazer. Ótimo para aquelas horas em que se está doida que nem eu  para comer um bolinho e não tem nada em casa. Rapidinho, e super, mega fácil!
Esse é o lanchinho da tarde  e da noite quando todos estiverem dormindo e eu lendo ou a bíblia, ou o meu livro do Rever.

Ingredientes para a massa do bolo
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/3 de xícara de açúcar;
  • 3 ovos grandes inteiros;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 caixa de creme de leite (200 g);
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Ingredientes para a cobertura
  • 1 xícara de açúcar
  • 5 colheres de sopa de suco de limão
Como fazer o bolo

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira.
Adicione os ovos e bata até que a mistura fique esbranquiçada.
Junte metade da farinha de trigo, metade do creme de leite e misture bem. Junte a outra metade da farinha e do creme e o suco de limão. Misture até incorporar. A massa deve ficar fica lisa, bonita e um pouco consistente. Junte o fermento e misture. Coloque a massa do bolo em tabuleiro pequeno untado com manteiga e enfarinhado. Leve o bolo ao forno médio preaquecido por aproximadamente 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Misture o açúcar da cobertura com o suco de limão e espalhe por cima do bolo ainda quente.  

O bolinho ficou ´ótimo! Fofinho e a calda deu um toque a mais.
A minha câmera está com defeito, mas trouxe assim mesmo umas fotos.


Somente um porém. Eu não tenho forma pequena retangular. Então, fiz numa redonda mesmo. Talvez por isso achei pouca calda! Queria uma camadinha mais grossinha!


Estou pensando que essa receita fica também muito boa sendo de laranja, ou maracujá.



Marido nem chegou ainda e um bom pedaço do bolo já se foi. Esse vai acabar logo, logo!




Dicas / Substituições

Para obter pedaços mais bonitos e uniformes corte o bolo morno com a cobertura ainda úmida. Depois que seca ela tende a quebrar quando o bolo é cortado.



Peguei a receita aqui.

Para toda uma terça-feira maravilhosa, e uma semana abençoada!!!

Nayara

Bolo de Fubá com Castanha de Cajú e Limão.






Inusitado é a palavra para esse bolinho. Quem imagina um bolo de fubá com castanha e limão?! Combinação diferente e que dá super certo.
Sem complicações, esse é o tipo de receita para aquelas horas que lhe dá um surto repentino e resolver preparar um bolo. Como num  piscar surge a ideia de preparar um bolo, assim também esse bolo de fubá fica pronto. É uma receita para guardar.
Ah, a receita está aqui no site Panelinha, da Rita Lobo.

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de castanhas-de-caju trituradas
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 6 ovos
  • raspas de 4 limões
  • suco de 1 limão
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho para polenta
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
  • açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de 25 x 30 cm com manteiga e polvilhe farinha. Reserve.

2. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade alta até obter uma mistura fofa e bem clara. Mude a velocidade para baixa. Acrescente as castanhas trituradas, a essência de baunilha e os ovos, um a um, e continue batendo. Aumente a velocidade e bata por 2 minutos. Mude novamente a velocidade para baixa. Adicione as raspas e o suco de limão, a farinha de milho para polenta, o fermento e o sal. Bata até a mistura ficar homogênea.

3. Transfira a massa para a assadeira untada e leve ao forno para assar por 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Desligue o forno. Retire o bolo do forno e deixe esfriar.

4. Corte o bolo em quadradinhos. Arrume numa travessa, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Nayara

Bolo de Ameixa

Minha amiga Weruska deu-me umas ameixas e uvas passas para preparar um bolinho de ameixa e lhe dar um pedaço. Ela não gosta de preparar doces. Já euzinha, aff, meus filhos, dizem: "mãe dá um tempo nos doces, e faz algo salgado", kkk. Até tinha uma receita,mas estava no meu blog Xeretando na Cozinha que foi raqueado. Dai sai a procura na net e encontrei essa receita no blog Olinda Mulher da Simone Oliveira. Uma receita rapidinha e fácil do jeitinho que eu gosto.
INGREDIENTES:05 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento; 03 xícaras (chá) de açúcar; 05 ovos; 250 gramas de margarina; 400 ml de leite de coco; 250 gramas de ameixa.
MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo a ameixa sem caroço com 01 xícara (chá) de água e duas colheres (sopa) de açúcar durante 10 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador com um pouco do leite de coco. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga e os ovos, bata bem. Em seguida coloque a farinha de trigo e uma parte do leite de coco, até ficar uma consistência pesada.  Acrescente a ameixa batida no liquidificador.  Acrescentei também a massa as uvas passas e mais um pouquinho de ameixa que sobrou antes de fazer, digamos, o doce.Unta uma forma com manteiga e enfarinhada pré-aquecido por 40 minutos. Como cobertura fiz um ganache de chocolate decorei com um pouquinho de granulado. Gente, ficou bom demais!Ah, o bolo fica grandão!!!
Essa é a minha mais nova amiga, a Weruska. Passei quatro maravilhosos dias em sua casa em Gravatá. Juntas cuidamos de sete adolescentes,amigos de nossos filhos.

Weruska ama plantas, e essas duas algumas delas. É uma pessoa agradável, divertida, simples, que ama cuidar de sua família.
Esse é o meu bolinho de ameixa nota 1000. Com certeza repetirei a receita.
Fofinho, macio, simplesmente delicioso!!

Ficou bem molhadinho, e a idéia de acrescentar pedacinhos de ameixa e uvas passas caiu super bem.

Ah, o ganache de chocolate também deu um up ao bolp.
Bom, amigas, um final de semana maravilhoso, de verdade, para todas as minhas amigas, e para quem aqui chegar. Beijos mil


Mesa com Sousplat de Crochê

Vi na net uma mesa decoradas com sousplats de crochê, e amei! Daí pensei em comprar. Até que não são caros, mas o frete mata. Recorri a uma...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...