Holocausto nunca mais.
Descobri esse livro numa postagem da mana amiga Lu (ciana Samaniego) em um dos seus blogs.
O título logo me despertou a curiosidade, e depois que a Lu postou um trechinho no face, ah, então, corri para uma livraria.
Chegando em casa, quase o devorei de uma só vez. O Colecionador de Lágrimas é um livro espetacular!
Estilo romance, é intrigante, investigativo, com uma dose interessante de suspense, informativo. Assim que você começar a ler a primeira página não conseguirá parar.
No entanto, o que mais me chamou a atenção nesse livro foi algo que o autor, na verdade, não deixou bem claro. Alisando o contexto histórico, social, político, econômico, e cultural, percebemos que o mundo se caminha para o mesmo quadro no futuro. Nesse mesmo contexto no futuro, certamente, e sem sombra de dúvida, o mundo terá um novo Hitler, que será o Anti Cristo!
Alguns trechos interessantes para despertar sua curiosidade em ler esse livro:
- "Não se culpe... Quando a vida está em risco, o instinto de sobrevivência prevalece sobre a solidariedade"
- "Até no Brasil , depois da declaração de guerra aos países do Eixo, em 1942, o governo criou doze campos de concentração para confinar alemães , italianos e japoneses."
- "A violência não é causada apenas pela ação dos tiranos , mas também pelo silêncio dos que se calam."
- "Se as derrotas não fizerem um homem cair, dê-lhe muito sucesso,que, embriagado com ele, cairá".
- "Angústia, essa masmorra emocional, que nos asfixia ao ar livre".
- "O político que não se posiciona como servo da sociedade, mas serve dela, não é digno de ocupa-lo".
...............
"Adolf Hitler, é um austríaco tosco, rude, inculto, usou técnicas sofisticadíssimas da manipulação da emoção para se agigantar no inconsciente coletivo de uma sociedade à qual não pertencia, a Alemanha. É provável que fiquemos perplexos a passearmos pela infância e formação da personalidade do adulto que se tornou um dos maiores monstros, se não o maior sociopata da história, mas ficaremos igualmente impressionados com a complexidade da sua mente e com o magnetismo social fomentado por ele e seus asseclas, em especial Goebbels, seu ministro da Propanda.
Antes de devorar os judeus, eslavos, marxistas, homossexuais, ciganos, . Hitler usou estratégias ímpares para devorar a alma dos alemães, um dos povos mais cultos do seu tempo, portador provavelmente da melhor educação clássica". (Augusto Cuy)
..................
O professor queria não só que seus alunos conhecessem os fatos históricos, mas que descobrissem com profundidade as crueldades das ações de Hitler e de como esse homem conseguiu manipular uma sociedade fragmentada de forma tão brutal.
Se por um lado, suas aulas vão conquistando plateias cada vez maiores e diversificadas, por outro, o professor acaba incomodando e perturbando a ordem da universidade. E, inexplicavelmente, passa a sofrer perseguições de nazistas que parecem ter saído de um túnel do tempo.
Estaria Julio Verne com algum problema em sua saúde mental? Qual a explicação para as estranhas cartas recebidas do passado?"