ESSES VERSÍCULOS BÍBLICOS NÃO SÃO GARANTIAS!


Quem conhece a Palavra de Deus, a Bíblia, certamente conhece também esse  versículo




Há inúmeras pregações fundamentadas nesse versículo, e nesse meus poucos quatorze anos no Evangelho, todas, mas todas alegam que esse versículo é uma promessa, uma garantia.
Desde o início fique impactada porque na igreja da minha mãe eu conheci um casal que eram dois verdadeiros servos do Senhor,e tiveram um filho que jamais quis seguir a Cristo. Inclusive morreu assassinado por causa de envolvimento com drogas. Mas como, perguntava eu: A Bíblia não diz que quando ensinamos uma criança NO Caminho, quando for mais velho não se desviará?! Ora, esse casal ensinava de todas as formas, inclusive com uma vida reta e temente a Deus. Seus dois filhos desde o nascimento foram ensinados a temer e adorar a Deus. Mais apenas na filha se cumpriu essa Palavra.Então, fica a dúvida, se a Bíblia promete que se ensinarmos nossos filhos no Caminho que é Jesus, então, não se desviaram, ou mesmo que se desviem, por final, voltarão? A promessa da Bíblia falhou? Ou os pais, talvez tenham falhado?!
É comum pessoas se apoderarem de versículos que apresentam verdades gerais, como verdades universais. Rapidamente chegam a conclusão que se uma afirmação não apresenta uma restrição, então, não admitem exceções. No entanto, tais afirmações foram feitas com a intenção de serem genralizações.
"O livro de Provérbios é um bom exemplo de casos assim. Dizeres proverbiais, por sua natureza, dão-nos apenas uma direção , e não certeza aplicável a todos os casos. São regras que admitem exceções. 
Um exemplo de verdade geral é Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele". Entretanto, passagens na Bíblia mostram que isto nem sempre é verdade. De fato, alguns homens piedosos na Bíblia (inclusive Eli e Davi) tiveram filhos perversos. Este provérbio não contradiz a experiência por ser um principio geral, que se aplica de maneira geral , mas que permite exceções em casos isolados. OS PROVÉRBIOS NÃO TÊM A CARACTERÍSTICA DE SER GARANTIAS ABSOLUTAS. ANTES ELES EXPRESSAM VERDADES QUE NOS PROPORCIONAM CONSELHOS E DIREÇÕES ÚTEIS, que cada um de nós deve aplicar à própria vida, a cada dia."
"De modo geral, é uma verdade que a a educação diligente de pais piedosos influencie os filhos a seguirem nessa linha nos anos posteriores. Entretanto, pode haver circunstâncias,m características pessoais e problemas que trabalhem contrariamente è educação que uma criança recebeu. O provérbio encoraja os pais a que cumpram com diligência suas responsabilidades, confiando o futuro na graça e na soberania de Deus."
 Outro provérbio Bíblico mal interpretado é esse:


 "Isto obviamente não tinha a intenção de ser uma verdade universal. Paulo era agradável ao Senhor, e seus inimigos o apedrejaram (Atos 14.19). Jesus foi agradável ao Senhor, e seus inimigos o crucificaram! Não obstante, esta é uma regra geral: aquele que vive de modo a agradar ao Senhor poderá minimizar o antagonismo de seus inimigos".

"Não passa de um simples erro presumir que a sabedoria de um provérbio seja sempre uma verdade universal. Os provérbios são sabedoria (direções gerais), e não leis (imperativos co aplicação universal)., Quando a Bíblia declara "... vós sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.45), então, não há exceções.Santidade, bondade, amor, verdade, justiça estão na raiz precisa da natureza de Deus, queé imutável e, por isso, não admite exceções. Mas a sabedoria toma as verdades universais de Deus e as aplica a circunstâncias específicas e sujeitas a alterações, as qusis, por sua própria natureza mutável, nem sempre produzirão os mesmos resultados. Não obstante, a sabedoria ainda assim é muito útil como um guia para a vida, mesmo admitindo exceções".

Trechos do livro Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. Autor: Norman Geilsler e Thomas Howe)






Mesa com Sousplat de Crochê

Vi na net uma mesa decoradas com sousplats de crochê, e amei! Daí pensei em comprar. Até que não são caros, mas o frete mata. Recorri a uma...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...